logogincana.jpg (126194 bytes)

 

Brazao_Com1DN.jpg (9276 bytes) brasao40.gif (3884 bytes) Brasão Fuzileiros.jpg (35127 bytes) Brasão DPHCM.jpg (57682 bytes)Brasão da Capitania do RJ.gif (8255 bytes)brasao camr.gif (10058 bytes) Brasão Cisne Branco.jpg (68098 bytes) dpc.jpg (58709 bytes)

Homenagem ao Dia do Marinheiro 13 de Dezembro

 

Apostila da Gincana do Nó de Marinheiro
Cap. I
  Cap. II  Cap. III  Cap.IV   Cap. V

(esta apostila acompanha o Regulamento da Gincana do Nó do Marinheiro e foi elaborada exclusivamente para esta gincana).

Poderíamos dizer que tudo começou quando a primeira gota d’água surgiu no mundo. A partir daí a vida sobre o planeta Terra se materializou. Você sabia que uma pessoa pode ficar, em média, 45 dias sem comer, mas não pode ficar mais do que sete dias sem beber água, e não pode ficar mais do que três minutos sem respirar oxigênio?

Você sabia também que tanto a água quanto o oxigênio vêm do mar? E estamos falando da água da chuva, água de beber, água salgada, todo o tipo de água, assim como de todo o oxigênio que precisamos para viver neste planeta. Logo, podemos afirmar que o mar e os oceanos são vitais para a nossa existência.

Então vamos começar por onde tudo começou:

Capítulo 1. Água
- os mares e oceanos e o ciclo das águas.

Vamos começar afirmando que o nosso corpo é um imenso lago, e vamos chamar este lago de terreno biológico, terreno da vida. Neste lago, todas as coisas são permeados por água, logo, o terreno biológico dos homens é formado por água.

Na sua abundância sobre a superfície e no interior da Terra, a água é encontrada geralmente em estado líquido. Lembremo-nos de que nos transformamos, desde a concepção no útero de nossa mãe, durante toda a vida.

Bem, a água é um fluído, e a sua fluidez é responsável pela transformação dos seres vivos que dependem dela para viver, porque a vida é impossível num sólido rígido ou num gás. Sem água nosso corpo se desintegraria no espaço, ou ficaria petrificado.

Voltando então para a idéia do lago, imagine o que acontece quando a gente joga uma pedrinha dentro de um lago. A queda da pedrinha não provoca ondinhas, marolinhas, que vão se propagando uma após a outra? Assim é uma alfinetada, por exemplo, no dedão do pé. As marolinhas da dor se espalham até chegar ao nosso cérebro. E isso, no nosso lago, acontece em segundos, simultaneamente, da mesma forma quando ingerimos comida, bebidas, etc...

Mas o assunto aqui não era mar, oceano e ciclo das águas? Era e é. Chegaremos lá num instante.

Um embrião, um bebê muito antes de nascer, contém mais água do que um corpo jovem, um adulto mais do que um velho e assim por diante. Aquelas reações da alfinetada, e muitas outras, são a explicação para a vida. Uma vez cessadas tem-se a morte de um ser humano, embora a matéria deste siga um pouco além, através do processo de decomposição.

Assim, todas as substâncias que compõem o nosso terreno biológico, os sais minerais, as proteínas e as enzimas (que nomes esquisitos!), boiam num meio cuja substância predominante é a água. Anote aí: o nosso corpo é aproximadamente 70% composto de água, e, curiosamente, 70% da superfície de nosso planeta também é coberta por água.

E a água do nosso corpo tem as mesmas características da água do mar, pois é aqui que realmente começamos.

Você sabia que a areia da praia que você pisa é o início da vida?

Veja só: milhares de minúsculos organismos vivem entre os grãos de areia e constituem um dos elos mais importantes na cadeia alimentar. O que é cadeia alimentar? As algas/fitoplâncton são responsáveis pela fotossíntese e servem de alimento para pequenos peixes e outros organismos marinhos (zooplâncton) formando o primeiro elo da cadeia. 

Dá para entender assim: o peixe come peixinhos, os pássaros comem peixes e põem ovos, outros animais comem ovos, pássaros e plantas, e o homem come os peixes, os pássaros, os ovos, outros animais e algumas plantas. É um pouco mais do que isso, mas já dá uma idéia.

Daí, a água da chuva, que nada mais é do que a evaporação da água do mar condensando e se precipitando sobre a terra, escoa pela areia e chega de volta ao mar, levando nutrientes (nutrientes???). Os nutrientes são essenciais para o início da cadeia alimentar, junto com a luz solar e o CO2. As algas se utilizam desta tríade para produzir o O2 que respiramos, servindo também de alimento para pequenos peixes (1º elo  como visto anteriormente). Tudo na natureza é parte de uma corrente, e cada elo possui sua função importante para o todo, isso acontece nos mares e oceanos também e chamamos de “ecologia dos mares e oceanos”. Assim, a nossa responsabilidade como espécie animal racional é muito importante.

Vamos aproveitar e dar uma paradinha aqui para gravar o ciclo da água. Grave  na memória: o mar evapora, como a água quente de uma chaleira; o vapor sobe e forma as nuvens; o vento leva as nuvens para longe, enquanto movimenta o mar e produz as ondas; as nuvens esfriam e começam a cair em forma de orvalho, chuva ou neve; a água que cai sobre a terra, se infiltra ou corre para dentro dos rios; os rios sempre correm para os mares, e começa tudo de novo.

Acontece que aqueles pequenos organismos, só vistos com a ajuda de um microscópio, além de servirem de comida para peixinhos menores, também produzem o oxigênio e o liberam no ar, para nós respirarmos sobre este planeta. Lembra que a gente não pode ficar mais do que três minutos sem respirar?

Apostamos que, de agora em diante, você irá olhar diferente para o ar, para a chuva, para o vento, para os pássaros, para os peixes, para as plantas e para o mar? Não vai?

Você aprendeu neste capítulo que:

-          Somos 70% água e o resto matéria; o planeta terra também é 70 % água na sua superfície e o resto é formado por terra e rochas;

-          O ciclo da água é: o mar evapora, o vapor sobe até as nuvens, anda com o vento, esfria e cai sob a forma de orvalho, chuva ou neve; a água corre para o leito do rios; os rios correm para o mar, e começa tudo outra vez;

-          O oxigênio que respiramos é produzido por microorganismos do mar;

-          Fazemos parte de uma imensa cadeia alimentar; tudo está ligado sobre o planeta Terra: água, plantas, animais e seres humanos.

-          O que é ecologia dos mares e oceanos.

 

 

 

worldmap.gif (9105 bytes)
O Brasil é o país com a maior faixa litorânea do mundo. Somos um povo marítimo por natureza. Nossos índios, quando aqui chegaram os primeiros portugueses, eram exímios navegadores. Nós também somos, isso está dentro de nós.

 

image002.gif (9969 bytes)
70 % dá superfície do planeta Terra é coberto por água. Quase tudo o mais sobre a terra também é na maior parte água.

 

 

% de Água no:
Corpo humano 70/60%
Peixe-boi 62%
Batata inglesa 75%
Leite 85%
Maçã 86%
Repolho 90%
Melancia 98%
Medusa 99%

 

 

 

 

Water Cycle
Ciclo da água

 

 

 

 

 

 

 

 


Amazônia Azul

 

Gincana Ecológica do Nó de Marinheiro
13 de Dezembro - Dia do Marinheiro

Realização dia 09/12/2004
Local: Praia de Copacabana, Posto 3


Apoio:
1 Distrito Naval
DPC - Diretoria de Portos e Costas
Corpo de Fuzileiros Navais
Escola Naval
Cisne Branco
CAMR - Centro de Sinalização Náutica Moraes Rêgo
DPHCM - Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha
Capitania dos Portos do Rio de Janeiro

Brazao_Com1DN.jpg (9276 bytes) brasao40.gif (3884 bytes) Brasão Fuzileiros.jpg (35127 bytes) Brasão DPHCM.jpg (57682 bytes)Brasão da Capitania do RJ.gif (8255 bytes)brasao camr.gif (10058 bytes) Brasão Cisne Branco.jpg (68098 bytes) dpc.jpg (58709 bytes)

Patrocínio:
Secretaria Municipal do Meio Ambiente do RJ
Cordoaria São Leopoldo
logo_rio_smac.gif (5070 bytes)  Logo CSL.jpg (29361 bytes)

Realização:
Instituto Brasil Costal - BRCostal
www.aventuranobrasilcostal.com.br/brcostal.htm
Contato Imprensa:
contato@aventuranobrasilcostal.com.br  
(21) 2610 0570

fundogincana.gif (67435 bytes)
fundogincana.jpg (46453 bytes)